domingo, 21 de agosto de 2011

infraestrutura


Começa recuperação de estradas
Falha em tradução de documento do Bird justificou atraso de um ano

Com um ano de atraso, a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) anunciou ontem a liberação de R$ 148,6 milhões para a recuperação e manutenção de 524,3 km de estradas estaduais pavimentadas que cortam as regiões metropolitana de Belo Horizonte e Central. Os recursos serão aplicados até 2015, o que dá uma média de 131 km de rodovias atendidas por ano. Segundo a Setop, 30 municípios serão beneficiados pelas obras.

De acordo com o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), José Elcio Santos Monteze, a demora ocorreu por causa de um problema no contrato. "Como o projeto é financiado pelo Banco Mundial (Bird), tivemos uma falha na tradução do documento do inglês para o português que provocou o atraso", justificou.

As obras fazem parte do Programa de Manutenção e Recuperação Rodoviária do Estado de Minas Gerais (PROMG), que existe desde 2006. Serão feitos reparos em estradas que já faziam parte do projeto e também em seis trechos acrescentados ao atual contrato.

"A partir de amanhã (hoje), os operários já estarão atuando nos trechos. Lógico que isso não será de imediato, em todos os lugares ao mesmo tempo. Não existe varinha de condão para resolver tudo de uma vez", disse Monteze. O consórcio Aterpa/Camter venceu a licitação.

As rodovias atendidas na nova etapa ficam sob o comando da 1ª Coordenadoria Regional do DER/MG. Minas tem, no total, 40 coordenadorias, das quais 12 são contempladas pelo PROMG. O secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, informou ontem que as coordenadorias de Itabira, na região central, e Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, serão incluídas em breve no programa.

Garantia. Numa tentativa para evitar serviço malfeito, o governo vai obrigar a empresa vencedora da licitação a custear o material gasto na conservação nas rodovias.

O contrato com o consórcio Aterpa/Camter tem duração de quatro anos. Na primeira fase, até novembro, será feita a recuperação preliminar dos trechos, com capina, limpeza de bueiros e melhorias na sinalização.

Na segunda, que precisa ser realizada em até dois anos, será feito o recapeamento de buracos e asfaltamento nos lugares onde for necessário. O governo só vai fornecer material asfáltico até a segunda etapa. Na terceira, que prevê a manutenção, a empresa terá que custear a matéria-prima.
Editais do Anel e da 381 podem sair neste mês
Outras duas rodovias que cortam a região metropolitana podem ser recuperadas em breve. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou ontem que as licitações para as obras no Anel Rodoviário e na BR-381 devem ser publicadas ainda em agosto.

A autorização para a reforma do Anel poderá ser anunciada a partir de amanhã, data em que termina a "quarentena" das licitações do Dnit imposta pelo governo após as denúncias de corrupção no órgão. As intervenções têm custo estimado em R$ 700 milhões.

Na 381, está prevista, inicialmente, a duplicação de 69 km, no trecho entre a capital e a cidade de Barão de Cocais, região Central. (JT)

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